Smetak e Eu - Pelo Centenário do Mestre

 Minha inspiração para a construção de instrumentos alternativos vem do compositor e violoncellista Anton Walter Smetak, que se mudou para o Brasil durante a 2a Guerra e dedicou a maior parte de sua vida ao desenvolvimento, pesquisa e manufatura de instrumentos microtonais, atividades que ele realizou até seus últimos dias. O compositor faria 100 anos em fevereiro de 2013.
Foi só depois da Crac! ter conhecido o compositor Paulo Barnabé (Patife band) que eu fui tomar conhecimento do trabalho de Smetak. Em 1991, fomos convidados para tocar ao vivo no programa Materia Prima da TV Cultura. Como eles não cobriam as despesas de viagem, tive que vender a minha bicicleta para conseguir comprar minha passagem de ida e volta de onibus para São Paulo. Lá, conseguimos tocar em alguns outros lugares como Madame Satã e Persona pub, no bairro do Bexiga. Ali, no meio do público, estava o Paulo Barnabé assistindo ao show. A certa altura do show, para o nosso desespero, a bateria começou a desmontar e, para a nossa surpresa, o Paulo subiu ao palco e segurou parte do kit até o final da música. No final do show, ele veio até nós e disse:
-Vocês conhecem o Smetak, não é? (a gente não conhecia)
-Você veio de Salvador tocando aquele som e não sabem de Smetak?
Bem, a primeira coisa que fizemos depois de chegar de volta a Salvador foi conhecer sobre o cara. Já estávamos a alguns anos de atraso para conhecer o Compositor em carne e osso, mas pelo menos sua obra foi facil de achar. Depois de já completamente envolvidos com o que havíamos ouvido e visto em fotos, queríamos ver os instrumentos e manuscritos de perto, Foi quando descobrimos que a maioria dos 150 instrumentos e esculturas sonoras microtonais que ele tinha inventado e construído ao longo da sua vida estava abandonada em uma sala da Biblioteca da Universidade Federeal da Bahia em Ondina. Quando conseguimos acesso ao local, a sala tinha algumas janelas quebradas e o vento e a chuva já haviam destruido alguns manuscritos e instrumentos.
Chocados com a situação, nós (os então membros da Crac!) Decidimos protestar através de performance em ruas e a divugação do fato para a imprensa. O movimento foi nomeado de "Manifesto Smetak"
Foi durante este processo que conhecemos Tuzé de Abreu, Rogério Duarte e outros queridos ex-alunos ilustres do Mestre, além de Bárbara Smetak, que se tornou uma grande lutadora e defensora da preservação da obra do pai.
Depois disso, muito de bom e ruim ocorreu. Exibições, concertos, comemorações e  leituras em que tive a honra de tocar alguns dos seus instrumentos, bem como brigas, politicagem, problemas de família, e falta de dinheiro que tive a tristeza de ver de perto.
Me afastei do Brasil em 2004 e trouxe comigo o seu livro O Retorno ao Futuro por ter me marcado muito, não sei se pelas idéias filosófico-sonoras ou pela sua poética de quem não tinha o português como primeira lingua. Depois, minha me mãe enviou a Simbologia dos Instrumentos. Faço questão de tê-los por perto. Entretanto, confesso que apesar de nunca ter parado de insistir no uso do microtones, me afastei do processo de luta pela garantia da segurança da obra do Mestre e me isolei de corpo e alma dos assuntos do outro lado do oceano, até mesmo como forma de me proteger da saudade da minha terra, família e amigos.
Agora estamos em 2013 e Smetak completaria 100 anos no dia 12 de Fevereiro que acabou de passar. Vejo que, apesar de obscura, a sua obra continua viva e, diria que está mais viva do que nunca. Dissolvida em novas atitudes e valores da cultura popular e com um aparente porto seguro para seu patrimônio, vejo que smetak conseguiu passar no teste do tempo. O que falta agora é uma página da web com o máximo de informação possível, incluindo fotos, videos, manuscritos, áudio e tudo o que puder ser digitalizado. Isso provavelmente garante sua perpetuação para as futuras gerações e facilita a pesquisa de quem não pode se dar ao prazer de ir à Salvador-Ba.
Sendo a maior de minhas influências e inspirações em música, Smetak e sua família de instrumentos estarão sempre presentes na minha caminhada artística.
Aqui vai o link da homenagem feito pelo Metrópolis da TV Cultura que pode ser assistido pelo TV UOL. O resto é silêncio ...

Ha 100 Anos Nascia Walter Smetak

Comments